Amigas fazem muito bem à saúde

Um estudo publicado pela Universidade de Los Angeles, Califórnia, indica que  a amizade entre mulheres é algo verdadeiramente especial.

Descobriu-se, que as amigas contribuem para o fortalecimento da  identidade  e para projetar nosso futuro. Constituem um remanso, diante de um mundo  real, cheio de tempestades e obstáculos.

As amigas ajudam-nos a preencher os vazios emocionais de nossas relações com os  homens e ajudam-nos a recordar quem nós somos, realmente. Após 50 anos  de investigações, identificou-se que existem substâncias químicas produzidas  pelo cérebro que ajudam a criar e manter laços de  amizade entre as  mulheres. Os pesquisadores, homens em sua maioria,  surpreenderam-se com os
resultados destes estudos. Quando o hormônio OXITOCINA é liberado como parte  da reação das  mulheres  frente ao stress, elas sentem a necessidade de  proteger seus  filhos e de agruparem-se com outras mulheres. Quando isso  acontece,  produz-se uma ainda maior quantidade de oxitocina, que reduz o  stress mais  agudo e provoca um efeito calmante. Estas reações não aparecem  entre os membros do sexo masculino porque a  testosterona, que os homens  produzem em altas quantidades, tende a neutralizar os efeitos da oxitocina,  enquanto os estrógenos femininos  aumentam a produção do hormônio oxitocina.

Após repetidos estudos, demonstrou-se que os laços emocionais existentes  entre as mulheres que são amigas verdadeiras e leais, contribuem para a  redução dos riscos de doenças ligadas à pressão arterial e ao colesterol.  Acredita-se que esta pode ser uma das razões por que as mulheres geralmente  vivem mais do que os homens. As mulheres que não estabelecem relações de  amizade com outras mulheres não mostram os mesmos resultados em sua saúde.

Assim, ter amigas nos ajuda não somente a viver mais, como também a  viver  melhor.

O estudo sobre saúde indica que quanto mais amigas tem uma mulher, maior  probabilidade ela terá de chegar à velhice sem problemas físicos, levando  uma vida  plena e saudável. Não contar com amigas próximas pode ser tão  prejudicial para a saúde quanto a obesidade, o tabagismo ou o sedentarismo.

Neste mesmo estudo, foi observado, também, como as mulheres superam um  momento crítico, como a morte do cônjuge e percebeu-se que as mulheres que  podiam confiar em suas amigas, reagiram sem doenças graves e recuperaram-se  em um lapso de tempo menor do que aquelas que não tinham em quem confiar.

O estudo concluiu que a amizade entre as mulheres  constitui uma fonte  recíproca de força, bem-estar, alegria e saúde!!!!!!!!!!

Não é legal saber isso?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: