Com o PT onde o PT estiver…Será Mesmo?

Por Joséli Costa Jantsch Ribeiro

Aos poucos, a nau é abandonada, o deputado André Costa (PT – RJ) foi o primeiro parlamentar  a deixar o partido. Diplomata de carreira, André Costa entregou sua carta de desfiliação dizendo-se decepcionado: “O partido já causou uma desesperança muito grande na militância e no país para que a sociedade, agora, espere essa refundação do PT. Não se pode pedir isso à sociedade. É uma covardia política se dirigir aos miseráveis e despossuídos desse país e dizer que o governo está sofrendo um golpe das elites. Não há golpe das elites até porque as elites estão bem com esse modelo que está aí. É usar um pouco da desinformação da população para manter um modelo que, na prática, não resgata dívida social alguma. O PT deu um golpe na sua militância, na sua história e na sociedade brasileira ao produzir uma das maiores fraudes políticas que a história do Brasil já presenciou”.

Outro que anunciou sua saída do partido foi o Sen. Cristovam Buarque (PT-DF), afirmou ele, porém, que sua saída em nada está relacionada com a compra de parlamentares promovida pela sigla petista. Ele acredita apenas que a dita “refundação” do PT levará tempo demais para acontecer, se acontecer: “Não vou esperar 10 anos, por isso é melhor outra sigla”.

E como as desistências partidárias voluntárias parecem não ter sido suficientes, a Comissão de Ética do PT deverá, ainda, recomendar a expulsão de Delúbio Soares, pois como todos sabem, apesar deste lamentável festival de corrupção que aos poucos vem sendo desvendado, o partido não puniu ninguém!

O que, então, restará ao PT, se a Câmara dos Deputados decidir pela cassação dos deputados federais João Paulo Cunha (PT – SP), Professor Luizinho (PT – SP), José Mentor (PT – SP), Paulo Rocha (PT – PA), João Magno (PT – MG), Josias Gomes ( PT – BA), Paulo Pimenta (PT-RS), além, é claro, de José Dirceu (PT – SP)?!?

Duas coisas apenas, as eleições de um novo líder de bancada e a de um novo presidente nacional do partido. A primeira, ocorrida ontem, teve por resultado a eleição por aclamação do deputado federal Henrique Fontana (PT – RS) que, além de pertencer à corrente “Articulação de Esquerda”, é tido como um dos mais fiéis cavaleiros da tropa de choque partido, do Governo do PT e do Presidente Lula.

Quisera as lideranças petistas que a segunda, marcada para o dia 18 de setembro, se desse de forma tão pacífica, mas este, tomando-se por base a troca de farpas e ofensas entre os candidatos que a disputam, é apenas mais um sonho, que muito provavelmente transformar-se-á em pesadelo!

A novela sucessória teve seu início com as acusações feitas por Valter Pomar, candidato da esquerda petista à sucessão nacional, a Tarso Genro, presidente-tampão do partido. Pomar afirmou que Tarso, além de ser incapaz de decidir se vai ou não disputar as eleições internas do partido, também foge às discussões sobre o futuro da sigla, já que não comparece aos debates entre candidatos.

Então, Tarso Genro que, naquele momento, ainda, não tinha se dado conta da real posição que ocupava na direção do partido, resolveu tomar uma atitude um tanto quanto audaciosa: decretou peremptoriamente que se José Dirceu não saísse da chapa do Campo Majoritário, corrente da qual o presidente Lula faz parte, ele, Tarso Genro, não concorreria à eleição à presidência do partido.

Este, sem dúvida, foi um de seus maiores erros, pois o que o ingênuo presidente-tampão do PT não sabia, ou melhor, não havia percebido, é que a sua posição na direção do partido era tão decorativa quanto àquela ocupada pela Rainha Elizabeth II da Inglaterra. Ou seja, quem continuava governando era o seu arqui-rival José Dirceu, devidamente assessorado por Delúbio Soares e Marcelo Sereno.

“Do mesmo modo como não renunciei ao mandato de deputado federal, não renunciarei à chapa do partido”, ratificou José Dirceu que, além de querer voltar à presidência do partido, está trabalhando intensa e aceleradamente, para colocar como seu preposto, na direção do PT, o “chanceler fantasia”, Marco Aurélio Garcia.

Pobre Tarso! Tardia e peremptoriamente, descobriu que não tinha competência para dar ultimatos! E, mesmo com o apoio e a solidariedade prestados pelos companheiros Raul Pont (PT –RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP), não lhe restou outra alternativa, se não a de, após reconhecer publicamente a sua posição de Rainha da Inglaterra, anunciar sua desistência à candidatura, às eleições e à presidência do partido pelo Campo Majoritário: “Eu não modifiquei nenhuma das posições que manifestei a este respeito, desde o começo. A minha candidatura só tem sentido se ela for renovação com ruptura.”

A cúpula petista bem que tentou, através das intervenções do Sen. Aloízio Mercadante (PT-SP) e dos governadores Jorge Viana (PT – AC) e Wellington Dias (PT – PI), achar uma acomodação para Tarso dentro do Campo Majoritário, grupo de Lula e de José Dirceu. Entretanto, pouco tempo após a desistência de Tarso, Ricardo Berzoini, secretário-geral do PT, anunciou que seria o novo candidato do Campo Majoritário às eleições de 18 de setembro.

O resultado disto é um só, Tarso Genro não só foi ejetado do processo de reestruturação político-partidário, mas também saiu como o grande perdedor, pagou um preço alto pela pretensão de “refundar” o partido. Ninguém aderiu a sua proposta! E, mais do que isto, largou o Ministério da Educação, para promover uma “faxina”, que não houve; em outras palavras, foi deixado de lado pelo governo e pelo partido, ficando apenas com o seu palavrório vazio!

Apesar disto, a polêmica esta longe de acabar, já que agora é Berzoini quem quer a saída do deputado José Dirceu da chapa do Campo Majoritário, justificando que a saída do do ex-ministro Chefe da casa Civil e dos demais deputados envolvidos em denúncias de corrupção deverá servir para evitar a “contaminação” da instituição.

Mas, o mais interessante é, sem dúvida, ver que alguns dos petistas que, à época do ultimato de Tarso Genro, discordaram de seu modus operandi; agora, estão negociando a saída de José Dirceu, já que sua saída impediria que a sigla do partido não viesse a sofrer novas e importantes baixas, como a do Sen. Aloizio Mercadante (PT-SP), que já condiciona sua permanência na chapa à saída de Dirceu.

E, para o seu tão sofrido eleitorado, que tantas esperanças depositou no novo sistema, restou apenas a decepção e a expectativa pelo desfecho da patética novela latino-americana em que se transformou a política brasileira!

Por fim, ao último espectador que da sala sair, peço que desligue a televisão, apague a luz e feche a porta.

Fonte: Videversus – Jornalista Vitor Vieira

Anúncios

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. мαя¢ια σℓινєя
    set 01, 2005 @ 16:24:42

    Oi linda!Primeiramente vim agradecer por ter retribuído a minha visita…Ai esses assuntos me deixam nervosa rsrsrs mas acho interessante que vc os divulgue aqui!Que ódio desses políticos corruptos sem vergonha!(perdão)me empolguei rsrsrsQuanto a pergunta que vc deixou lá no meu espaço…Quando se perde um amor que consideramos ser incondicional…Eu penso assim…Nada é para sempre!(infelizmente)tem coisas que realmente deveriam durar uma eternidade (O amor incondicional) é uma delas!Mas quando este se vai….Mesmo com o coração em pedaços, temos q aceitar e virar a página….Esquecer jamais…mas temos q nos conformar…(ninguem é de ninguem)td q vivemos eh uma passagem…Como diz o texto q lá postei, poucas são as pessoas merecedoras de um amor assim…e se vc teve um…parabens!foi digna de merecer…O mais importante, é vc saber que ele passou por sua vida…q viveu isso um dia!não importa o tempo q durou, mas sim, o muito que valeu!!!Desculpe-me por ter escrito tanto rsrsrsBeijos no coração…estarei sempre por aqui!Com carinho…Márcia Oliver

    Responder

  2. Gustavo
    set 01, 2005 @ 19:48:35

    E lamentável a politica brasileira já que todos estão envolvidos em corrupções e ninguém assume o que fez e uma vergonha e um excelente exemplo que o Brasil esta dando aos outros países a nossa situação política em que estamos vivendo.

    Responder

  3. Anônimo
    set 03, 2005 @ 11:16:18

    Parabéns amiga, adorei teu blog, vou lamentar tua falta, pois és bem atuante pelo que vejo.

    Responder

  4. Anônimo
    set 03, 2005 @ 11:19:56

    Ao teu invento de mulher,reciclo-me em homem,para te ser verdadeiro,como poucos o são,assumo minha feminilidade,como razão em compreendê-la,para não ser apenas mais um,macho itinerante na vida,quero ser teu homem,completo e pleno,assumo minha ternura,na forma exata da criança,para ser teu sem medo,abro-me por inteiro,desvendando meu ser,para ser teu e te merecer…Ah, gostei do teu texto, podemos trocar umas ideias a respeito, beijos…

    Responder

  5. Anônimo
    set 03, 2005 @ 11:21:46

    Oi Joseli, Gostei muito aphoenix. Uma das melhores da network.parabéns.

    Responder

  6. Samira Moratti
    set 06, 2005 @ 08:37:14

    Olá, Bom dia, Jô!Como estava com saudades de você, sério mesmo!Desde que sai do Orkut, perdemos praticamente o contato, e sempre quando vinha tentar postar um comentário em seu space, eu não conseguia, dava um erro, e enfim, ficava sem postar!E aí, pelo que vejo, continuas escrevendo divinamente, desde quando nos conhecemos, lá no Orkut. É de fato, a Phoenix não morre jamais, e jamais deixa de soltar seu grito de indgnação.Concordo com você, estamos em tempo de conscientização, mas não somente conscientização em questão da politicalha do Brasil, mas sim de todo o mundo. Por causa da Política, este mal necessário, pessoas e civis inocentes estão sendo dizimados, deixados para trás de uma forma brutal e vil, sem nenhum escrúpulo e por quê, você me pergunta?Porque na verdade, e infeliz verdade, a pobreza gera lucro para todos os políticos e governistas. Claro. Com pobreza, verbas são dadas ao governo que necessita delas para ajudar a reconstruir algo, por exemplo, e sabemos muito bem que nunca, em lugar nenhum, essa verba chega intacta aos bolsos dos verdadeiros donos, que são as pessoas que precisam daquele dnheiro para tentar reconstruir o que almejam. Pois nós pagamos e contribuimos com o governo com impostos e dividendos, e o que eles fazem? Embolsam essa grana!Verdadeiramente, estou indignada com tudo o que acontece com nós e com todos que estão sofrendo. Seja os civis do Iraque, onde aconteceu uma brutalidade que ninguem deu a minima, semana passada(onde mais de mil civis morreram, em uma romaria(se eh que pode se dizer assim) de xiitas, e tudo por causa de um engano, talvez, e a mídia nada disse sobre isso). Fora os americanos que estão sofrendo em New Orleans, por causa de que? Por causa de um presidente racista que não dá a minima para aquela minoria, que está cabada, sofrendo e se matando, por causa de água e comida. E porque em sua maioria são negros.Ah, querida Jô, tenho fé, ainda por cima disso tudo, que um dia isso tudo muda, e irá mudar. Mas tem que ser a partir de nós mesmos, civis, que temos que ir as ruas e lutar pelos nossos direitos de cidadão, senão, não haverá mudança.Beijks e desculpa pelo desabafo, estava com saudade e as matei..rsrsrsBeijos e ótimo dia, apareça sempre que puderSua amiga virtualSammy

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: