Xaxim Vota SIM!!! (A Entrevista)

Aí, meu pessoalzinho querido, é assim que pensa a Galera do Morro do Dendê, no Rio de Janeiro, vale a pena ler até o final, pois esta é a transcrição da entrevista feita pela jornalista Laura de Brasília com  “XAXIM”, líder do tráfico de drogas do morro do Dendê no Rio de Janeiro sobre o referendo de 23 de outubro de 2005. Muitos dizem que é “Fake”, mas sendo “Fake” ou não é, definitivamente, muito esclarecedora!

Xaxim: Alô.

Laura: Alô, eu queria falar com o (…).

Xaxim: É ele que tá falando.

Laura: Xaxim?!?

Xaxim: É ele mesmo!Quem fala aí?

Laura: É a Laura, tudo bem?

Xaxim:É o bagulho da entrevista, né!?

Laura: Sim, exatamente!

Xaxim: Beleza!

Laura: Jóia, escuta eu li sua entrevista no Site Cocada Boa, você leu?

Xaxim: ahã, já li já…

Laura: eu queria saber como tá sendo essa sua campanha aí, você pode me dar mais informações?

Xaxim: A parada é que a gente começou a fazer essa campanha aí desde que começaram a falar na estória de, vou ser bem sincero com a Sra., quando começaram a falar esse negócio de “reverendo”, eu já não me interessei muito porque eu não sou chegado no negócio de religião e tal…

Aí bateram pra mim que não era bem assim…Que era referendo, que era outra parada,que pô e que pã, ia se discutir sobre desarmamento, certo?

Laura: Ahã…

Xaxim: Aí pô tinha uns cara que ia votar o “SIM” e tinha os cara que ia votar pro “Não”.

Laura: Uhumm.

Xaxim: Aí falamo assim porra, começamos a conversar com os cara aqui da área memo, falamo aí pô que o bagulho é a gente vota o “SIM” cara, e aí resolvemo fazer a campanha, que a Sra. sabe que pó, aqui a comunidade é muito unida, certo?

Laura: Uhumm.

Xaxim: E assim, desde que eu tô, desde que eu assumi o bagulho aqui, desde que eu assumi eu vô mandando mesmo, então a gente damo, já demo cesta básica aí pras pessoas, já demo aí silicone pras meninas que qué colocar peito…

Laura: É, mesmo?!?

Xaxim: É, a gente ajuda! Certo, aí demo dente pro povo aí que precisa aí e que não tem nem dentadura, mas em troca disso as pessoas têm que aderir a nossa campanha, certo?!?

Laura: Ahã…

Xaxim: Aí pedi aqui, pedi não, que a gente baixou a ordi, o morro todo aqui, o Dendê inteiro aqui tá votando “SIM”.

Laura: Uhumm.

Xaxim: E aí, paralelamente a isso, tem uns parceiro aqui que já trabalharam com o bagulho aí de marketing e comunicação.

Laura: Uhumm…

Xaxim: A Sra. entende né?

Laura: Uhumm…

Xaxim: então os cara já fizeram camisa pra gente, colocaram aquele negócio assim pã “SIM”, aí mandaram, mandamo faze 3000 camisa, porrada de adesivo também e colocamo a parada lá, tipo já o bagulho todo na porta da galera, no carro, tal…

Laura: Uhumm…Mas você acredita nessa campanha? Você vota sim porque?

Xaxim:Assim oh Dona, qual o nome da Sra.?

Laura: Laura…

Xaxim: Laura né?

Laura: uhumm…

Xaxim: Dona Laura, a parada é a seguinte: as pessoas acham que a violência na cidade grande, ela só atinge o cara que, o sujeito que tá em casa ou o sujeito que tem um trabalho. Pô, a gente que é traficante, a gente ta sofrendo com isso também!

Laura: Uhumm…

Xaxim: As pessoa acha que não, que a gente é traficante só pra fica matando os outros, a gente não sai na rua de bobeira pra sair matando os outro, sacou qual é?

Laura: Uhumm…

Xaxim: Pô as pessoa acham o quê? A Sra. acha que a gente acorda, pô hoje vamo passa uns 15, não é assim não.

Laura: Uhumm…

Xaxim: Quando rola um confronto, aí é craro, caiu um de um lado, vai caindo uns do outro, às vezes cai polícia, aí também nego não fala quando a polícia vem aqui pra dirruba nós, né!?!

Laura: Uhumm…

Xaxim: Mas, a gente somos os maiores prejudicados com a violência também, a Sra. imagina só se a gente vai fazê um incursão numa outra favela, aí taá a geral lá cheia de fuzil não sei que na mão, aí pronto ta o bagulho lombrado pro nosso lado, certo?

Laura: Ahã…

Xaxim: Então a gente é realmente também a favor da campanha do “Sim”, as pessoas acha que não, que traficante vai querer “Não”, quero mais é que pare o comércio de arma mesmo! E aí o dia que eu for entrar na casa…

Laura:….

Xaxim: Como é que é?

Laura: Tu acha que o “Sim” vai influenciar no final se você votar “Sim”?

Xaxim: Pô, craro pô, porque que não vai? Pô se ta falando que o “Sim” é pra proibição, não é pra proibir? Oh! Vou falar muito sério com a Sra.!

Laura: Uhumm…

Xaxim: A primeira vez nem entendi essa pergunta, o Sr. é a favor da proibição ou da liberação, peraí que bagulho é esse? Eu sou sou “Sim” ou sou “Não”, nem sabia, certo?

Laura: Ahã….

Xaxim: Aí que a galera aqui sentamo naquela reunião memo e o nego falou, pô Xaxim a parada é a seguinte é pra votar “SIM” certo, é “Sim” porque é pra proibir essa parada.

Laura: Uhumm…

Xaxim: E gente qué mais é proibir mesmo, é isso mesmo, vou ficar armando a população pra que? Pra quando eu for fazer o bem o nego já vir com um 38 na minha cara, é ruim hein!

Laura: Então na verdade você quer o “Sim” porque você vai ter esse reforço?

Xaxim: A parada é a seguinte, porque a gente quer fazer o “Sim”?!? Porque a gente somos os maiores prejudicados com a violência galopante que tá nessa cidade, certo?

Laura: Uhumm…

Xaxim: As pessoas acham que traficante também não estuda, que não lê jornal, aí nego morrendo adoidado aí, pra quê pô? Porque que não perde logo com os braço pra cima? É o que eu tô falando pra Sra., quando a gente for entrar numa casa, num condomínio de alto luxo e for assaltar uma galera. Nego vai virar pra mim com um 38 me dando tiro é ruim hein?!? Eu quero mais é que nego perda sem ficar atirando em nós, certo?

Laura: Uhmm…

Xaxim: Não tem nada de pra lucrar com o crime aí…Com o comércio ilegal de arma, isso não…isso é parada di…

Laura: Entendi…Não é esse o caso, mas na verdade isso é uma facilidade que isso geraria pra você, é isso?

Xaxim: É, não, vou falar pra Sra. na boa, o Dona Laura, eu sou traficante certo? Mas eu levo a minha vida na honestidade…

Laura: Uhummm.

Xaxim: Meus filhos tão aí, cursam colégio, é assim mesmo…

Laura: Uhumm..

Xaxim: Pô e na maior paz aí, aqui o morro…

Laura: Mas você não acabou de falar que assalta?

Xaxim: Mas na ética do morro, na nossa honestidade certo? Eu assalto porque a gente precisa.

Laura: Uhumm…

Xaxim: a gente assalta, mas é tudo na honestidade, o interesse não é ficar dando tapa na cara dos outros não. A gente entra lá, perdeu perdeu, passa o DVD , passa as jóias, acabou…

Laura: uhumm…

Xaxim: é um trabalho como outro qualquer…

Laura: …

Xaxim: hã?

Laura: Sem ferir ninguém, você disse?

Xaxim: Pô é por isso que eu quero “SIM”, o maluco ta sem arma eu entrei ganhei, acabou, fui embora…

Laura: Ahã…

Xaxim: A Sra. não concorda comigo que isso vai gerar mais violência?

Laura: Não concordo não… tenho que admitir que não concordo..

Xaxim: Então a Sra. não ta encarando essa questão como eu to encarando, então a Sra. não entendeu o meu ponto.

Laura: Não, eu entendi o seu ponto..

Xaxim: Não a Sra. não entendeu o meu ponto.

Laura: eu entendi o seu ponto, as é que eu acho que as pessoas que tem essas armas não compraram na loja…

Xaxim: Tá bom… calma aí, calma aí…

Laura: Assim como você….

Xaxim: Calma aí, calma aí…Se ele não tiver uma arma, o Dona Laura, como é q   eu vai rolar a troca de tiro pô, se o maluco lá do outro lado não tem uma arma, se for proibido ele não tem como comprar, como é que vai rolar a troca de tiro?

Laura: ah sim, o cara que vai se defender?

Xaxim: hã?

Laura: O cara que vai se defender?

Xaxim: É isso, acabou a violência!

Laura: Uhumm…

Xaxim: Exatamente, os traficantes…, quem tem que ter arma são os bandido e a polícia, a população tem que ter arma não, pô!

Laura: Ahã..

Xaxim: A sra. conorda comigo?

Laura: Ahã…

Xaxim: Então pronto, agora sim a gente ta falando direitinho português certo?

Laura: Ahã…

Xaxim: De mais a mais vou ser bem sincero com a Sra., pô fico vendo essa campanha aí, pô Filipe Dylon, Maria Paula, o galerão da Grbo , Tony Ramos, todo mundo votando “Sim”, me convenceu certo?

Laura: Ahã…

Xaxim: Sou fã desse povo todo, não é possível que eles tejam errado, pô o povo da Grobo que a gente conhece aí desde moleque, que nem né pô to com 23…

Laura: E tu já tem um tanto de filho né?

Xaxim: são dois só, Luciano e Daniele, casalzinho que eu tenho, os dois o colégio já, mas não brinca de pistola não, certo?

A coisa é fuzil pra cima, já?

Laura: É mesmo? Quantos anos eles tem?

Xaxim: um tem 7 e outro tem 9…

Laura: Eles atiram? Eles tem acesso a arma?

Xaxim: atira nada que eu sou de ficar olhando.

Laura: Ainda bem então não é Xaxim? Pelo menos isso, tu vai ensinar essa pirralhada a atirar?!?

Xaxim: Não, sabe qual é o Dona Laura, a pessoa não se liga que aqui a vida de traficante é vida como outra qualquer pô, eu vi aquele filme lá Cidade de Deus, virado aquele filme, vão achar lá que a galera ta lá de bobeira certo?

Laura: Ahã…

Xaxim: nego tá achando que é só bandidagem, entra no morro e mata todo mundo, não a gente ta aqui no morro faz o nosso pagode, queima nossa carne, ouvi o nosso forró, ta de bobeira pô!

Laura: Ta de bobeira! Tu acha que aquela visão que as pessoas têm né que depois que viram o filme Cidade de Deus é a mesma que acontece aí? É a mesma que realmente acontece?

Xaxim: Mais ou menos, não é assim também né! Pô a Sra. pensa que tem aquelas morena maravilhosa que tem lá no filme aqui…não é assim também não, tem as mocoronga também né. Mas tem umas mulher manera aqui sim…No mundo do tráfico tudo é mais fácil.

Laura: Ahã…

Xaxim: A parada é essa, infelizmente a gente tem que encarar isso, é tudo mais fácil, a gente mexe com tóxico desde que moleque, já vinha vendo mesma, daí pra dá um pulinho pra cima e virar gerente tal pã acabou.

Laura: Ahã…

Xaxim: Essa é a minha profissão certo, infelizmente eu não tenho aposentadoria no fim da minha vida, vou chegar aos 50/60 anos e não tenho aposentadoria, então eu tenho que fazer o pé-de-meia desde já certo?

Laura: É ta certo, claro…quem nem lavador de carro…né…

Xaxim: Hoje em dia ainda não tem uma faculdade que ensine o cara a faze essa parada, trabalhar com esse bagulho, não tem certo? Então a gente aprende assim mesmo, com a escola da vida!

Laura: É…

Xaxim: Infelizmente é isso aí, aqui no Rio são vários parceiros, vários parceiros qua a gente tem lá no Comprexo do Alemão e noutras facção rival também, então ta todo mundo aí, a gente não os outros, certo?

Laura: Ahã…

Xaxim: Você acha que só porque a gente é traficante a gente qué mata todo mundo, não é assim não…

Laura: Mas eu não acho isso não…

Xaxim: O que as pessoa não intendem é que a gente mata todo mundo, mas a violência não vai aumentar com isso não, certo?

Laura: Ahã…

Xaxim: A violência não aumenta, a violência só aumenta assim ó, quando um pai de família agride a esposa dele e depois bate nos filhos, isso é que é violência pra mim, agora eu passa o maluco lá que é da facção rival isso é normal, isso é concorrência certo?

Laura: Uhumm…

Xaxim: Isso é ossos do orifício e dá concorrência saudável aqui mesmo do nosso meio.

Laura: Certo….

Xaxim: Isso eu diria que é acidente de trabalho, que assim ó, eu sou um cara humilde mesmo, sou ingnorante, mas aí eu cursei até sei lá até 5ª ou 6ª série, que eu fiz aí, e levei na moral…

Laura: Uhumm…

Xaxim: mas meus filhos tão na escola, Luciano e Daniele, os dois tão lá no colégio…

Laura: Tu mora com quem?

Xaxim: Moro eu mais a nega, mas da nega eu não posso falar o nome dela não, a nega eu não posso queimar não pô!

Laura: É não, com certeza…

Xaxim: a nega é nega loira, valeu dona Laura….

Laura: Valeu…

Xaxim: Espero que a Sra. também esteja engajada na campanha do “SIM” certo? Votando “SIM” com a gente, que dia que é a parada?

Laura: 23.

Xaxim: Dia 23, domingão…

Laura: É verdade que quem fizer campanha contra o desarmamento vai levar chumbo na tua favela?

Xaxim: Aqui, já passamo essa ordi já…

Laura: Já passaram essa ordem?

Xaxim: Já passamo essa ordi já, aqui a Sra. sobe aqui avi vê geral, é faixa, adesivo, bagulho, parada de fita no cabelo, direto ali “SIM”…É ruim que vai ter alguém pelo “Não”.

Laura: E Já deu chumbo em alguém?

Xaxim: Chumbo? Deu nada, e precisa? É ruim de nego vota “Não” hein!?! Mas é muito ruim hein!

Laura: Tu comanda?

Xaxim: Muito ruim, aqui é “SIM” direto, tem até baile…

Laura: É mesmo?

Xaxim: É eu mandei bota uma faixa, grandão lá “SIM”, e ainda botei aquela parada lá, “SIM pela vida!”, sei lá aquele bagulho lá, aquele slogan que tem lá na parada. Pô a gente tem o nosso departamento aqui, tá achando o que Departamento de Marketing…

Laura: Departamento de marketing…

Xaxim: Então não tem, o maluco ganha bem pra caralho pra faze isso e não vai faze?

Laura: É ué…

Xaxim: Se não fize também, nós passa ele também…

Laura: Mas então eles vão votar “SIM” pelo medo de levar chumbo?

Xaxim: Oi…

Laura: Tu acha que eles vão votar “SIM” pelo medo de levar chumbo?

Xaxim: Vô fala uma parada pra Sra. Dona Laura, as pessoas falam e sai isso aí no jornal, mas no fundo, no fundo, é ideologia, aqui a gente pensa que aqui todo mundo é uma grande família, sacou?

Laura: Ahã…

Xaxim: No início até poderia ser, vô vota não sei quê, mas depois a galera parou mesmo e refretiu e eu passei, mandei gravar  lá no Vídeo K7 a parada que o Filipe Dilon e a Maria Paula a galera falando e soltava lá pra eles ver, aí vota “SIM” vota “SIM”, apareceu aquele maluco lá que é ator de novela, um careca, careca meio boiola, da celebridade…

Laura: Ah, eu sei quem é…

Xaxim: Sabe qual é?

Laura: sei  sei…

Xaxim: Esqueci o nome dele….

Laura: Eu Também esqueci o nome dele, eu sei qual que é…

Xaxim: Um que parece o Fernando Scherer, o Xuxa, Gilberto Braga, ele mesmo, maluco da novela…tava lá levantando a parada do “SIM”, ele, Maria Paula, Felipe Dilon, Tony Ramos, eu falei porra, olha aí, quem é que vota “Não mané, os desconhecido porra…

Laura: É…

Xaxim: É isso mesmo…

Laura: Mas eles podem ta recebendo dinheiro pra votar “SIM” também…

Xaxim: hã…

Laura: Assim como a galera aí do seu morro aí, ué…

Xaxim: o que?

Laura: Eles podem ta recebendo dinheiro pra votar “SIM” também…

Xaxim: Sei lá, não sei, aí já não sei, mas o que eu falo pra Sra. é isso, não é só porque a gente é, porque a gente é contra a violência que a gente a gente vai votar “Não”, o Dona Laura, não é assim não…

Laura: Uhumm…

Xaxim: Aqui a galera tem cabeça também, certo?

Laura: Certo!

Xaxim: A galera pensa no futuro dos otros aí, a gente sofre pra caramba com a violência, qué que a violência acaba…

Laura: Ahã…

Xaxim: Se pudesse, o meu sonho é que houvesse a paz ainda entre o 3º Comando e o Comando Vermelho, esse é o meu sonho…

Laura: Ahã…

Xaxim: É isso aí certo…fai fica todo mundo aí, com a parada aí, e trabalhando os dois, o Dona Laura, vou falar pra Sra., aí infelizmente não vai dar pra gente continuar o papo não valeu?

Laura: Beleza, valeu!

Xaxim: Eu vô te que dar uma saída aí…

Laura: Valeu.

Xaxim: Eu passei aqui só pra chegar no fixo mesmo, pra sra. pode me ligar pra gente conversar…Tá?

Laura: Jóia…Valeu Xaxim, valeu! Valeu o papão.

Xaxim: Mas aí Dona Laura, vai passa aonde essa parada aí?

Laura: É isso que eu quero saber, eu posso botar isso na imprensa?

Xaxim: Pode, pode, pode botar sim…

Laura: Então fechado!

Xaxim: Mas aí vou pedir pra senhora colocar o meu nome só como Xaxim certo?

Laura: Tá bom, sem nome…”Xaxim – Líder do Tráfico de Drogas do Morro do Dendê”, assim?

Xaxim: É isso aí ficou maneiro! Ficou maneiro!

Laura: É…

Xaxim: Ficou maneiro!

Laura: Então beleza Xaxim, valeu!

Xaxim: Não é com CH não, Xaxim é com X…

Laura: Tá, os dois é com X, X A X I…

Xaxim: Xixi, Xixi, Xaxim, Xixi, é isso aí!

Laura: valeu…

Xaxim: Quando quiser chegar aí, conhecer aqui, tamo as ordem…

Laura: O…Eu quero mesmo…

Xaxim: mas é só não chegar e subir direto…Só não sair subindo…

Laura: Pode deixar eu conheço as regras…

Xaxim: Outro dia uma mulher veio subindo de gol branco, ta achando o que, de longe gol branco pra gente é tudo gol branco, a polícia também usa…

Laura: Tomou chumbo…

Xaxim: Então…coitada tá até agora lá.

Laura: Deram chumbo na mulher?

Xaxim: Mas não era pra matar não, só pra assustar…

Laura: Só pra dar um sustinho.

Xaxim: Isso é acidente Dona Laura, tem que rolar, tem que colocar, se a gente não fizer isso, vão achar que a gente é frouxo! È lá pode subir, que o morro é de bobeira! Aí a sra. fala da onde, de Brasília?

Laura: De Brasília…

Xaxim: Ih, To de bobeira, tem muito mais bandido que aqui.

Laura: É….

Xaxim: A diferença aqui é que nós passa fogo…

Laura: É mas todo bandido tem que se sustentar meu filho.

Xaxim: Aí tá vendo! Pelo menos aqui não tem mensalão pra ninguém, ta de bobeira? É mais fácil a sra. perder a sua carteira aí do que aqui comigo…

Laura: É verdade!

Xaxim: Já é? Então…

Laura: Valeu Xaxim…

Xaxim: Beleza Dona Laura…

Laura: Falou…

Xaxim: Valeu então, muita paz aí pra sra.

Laura: Pra você também….

Xaxim: Valeu…

Laura: Falou, Tchau Tchau….

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Anônimo
    out 24, 2005 @ 12:34:08

    E aí, o que achou do resultado do Referendo de ontem?Nem atualizou ainda…. vê se volta viu?Bjux

    Responder

  2. Gilberto
    out 24, 2005 @ 13:26:48

    Bem história interessante … Afinal, sempre fica a pergunta: A quem interessa a não comercialização? Contudo, o NÃO ganhou e agora? Agora virá um debate sobre a segurança pública, a ineficiência do Estado, a violência. Muitos, infelizmente a maioria, compreenderá que aparelhar a polícia, aumentar o número de presídios, aumentar o efetivo de profissionais e aumentar o salário dos policiais resolverá o problema. Ledo engano! É necessário, além das medidas curativas citadas acima, aplicar urgentemente medidas preventivas, tais como, investimento eficiente na educação e no desenvolvimento social. Pois seomente, assim, oportunizando igualdades de direitos, teremos um país mais justo e menos violento. Abraços!

    Responder

  3. Samira Moratti
    out 25, 2005 @ 07:56:48

    Olá Jô! Nossa, mas o que você nos contou, sobre esse deputado que quer implantar esse projeto de Léi… Isso é ridículo!Meu Deus, aonde essa politicalha vai parar?!As pessoas, em sua maioria, lutam tanto para ter algo seu, e quando isso acontece, eles querem tirar de nós?! Que bobagem é essa? Esse cara é louco? Aposto que nesse projeto de lei terá uma cláusula semelhante ao do desarmamento:"Que todos os deputados, senadores, governadores, enfim, que trabalham na vida política e públixa, não precisarão se abster de seus bens, salvo aqueles que quiserem fazê-lo."Isso é ridículo!Nossa, será que não há uma forma de nos revoltarmos e colocarmos a nossa boca no trombone? Bem que o governo federal deveria ter um site proprio para isso: Ou vir nossas revoltas. Mas claro que eles não farão isso.Bom, aiaiaiiaiaFique com Deus, um beijoSammy

    Responder

Deixe um comentário

