Soltura dos Animais em Porto Alegre

Por Joséli Costa Jantsch Ribeiro

Ora, não é nenhuma novidade o problema que há muito vem sendo enfrentado por nós porto-alegrenses, qual seja ele o do imenso e crescente número de animais abandonados por seus donos nas ruas de nossa cidade.

Mas, como se isto não bastasse, recebi um sem número de e-mails com a notícia de que estas estatísticas ainda podem piorar e muito, como assim, muito se perguntarão, bem as entidades que se responsabilizam por retirar estes animais das ruas não estão mais dando conta do recado e, não é só isto, elas praticamente estão à beira de um colapso, pois não tem mais como manter os animais que já foram recolhidos.

Em outras palavras, mais cedo ou mais tarde, se algumas providências urgentes não forem tomadas e implementadas, tais entidades serão obrigadas a soltarem os animais recolhidos ou extermina-los e, então, fecharem suas portas. Fato quase tão lamentável quanto o dos donos terem os abandonado anteriormente!

(O que sei é que ao menos 15 protetores da capital estão pensando seriamente em promover a soltura ou quiçá o extermínio de pelo menos 355 animais. Tudo em prol da de sua sanidade física e mental!)

Por tudo isto, resolvi usar o meu espaço na internet para pedir a ajuda de vocês meus amigos, vamos nos unir e fazer crescer o movimento contra a soltura e o abandono dos animais e também contra o seu extermínio em série. Sim, pois como cidadãos responsáveis que somos devemos, acima de tudo, levantar as bandeiras da posse responsável e das castrações em massa!

Para tanto, já circulam na internet alguns abaixo-assinados, se você ainda não recebeu nenhum, por favor, nesta página há um link intitulado “Abaixo-assinado” é só clicar e copiar! Desta maneira, espero não somente dar a minha contribuição a este maravilhoso movimento como também possibilitar a todos que possam fazer o mesmo ou quem sabe até mais, pois com este abaixo-assinado e com as outras provas que já estão sendo recolhidas, estaremos no futuro dando início ao processo contra os maus tratos praticados na Zoonoses. Então, se você tiver alguma informação a respeito deste outro assunto entre em contato comigo, pois tenho como direcionar a denúncia de maus-tratos às pessoas certas!

Além do abaixo-assinado e do processo acima descrito, há também outras sugestões bastante interessantes:

– A Participação de todos, protetores, ONGs e Voluntários, no Fórum de Proteção aos Animais, afim de que possamos desvendar certos mistérios que pairam sobre a causa de proteção aos animais, tais como: como será efetivamente feita a soltura dos animais? Devemos informar a população de quando isto vai ocorrer? Devemos dizer que a Secretaria da Saúde está exigindo providências quanto ao nº de animais que estão sob nossos cuidados nas casas de passagem, não bastando para eles saberem o seu nº, mas também exigem de nós que nada ganhamos para salvar tais animais da morte por falta de comida, cuidados, água e um teto pra se abrigar, atestados, lista e croquis do terreno e bem como, carteiras de vacinação? E, por fim, será que devemos revelar que enquanto de nós protetores são exigidas tais providência a Prefeitura ganha 60 mil reais,para financiar a Zoonoses, um local onde há um sem nº de problemas, como superpopulação de animais, rinhas entre cães, devido ao fato destes não serem separados por tamanho ou qualquer outro tipo de seleção.

Por ano, aproximadamente, são abandonados cerca de 5000 cães. Cifra por si só absurda. Agora imagine se colocarmos aqui a estatística de todos os animais anualmente recolhidos: cães, gatos, cavalos, etc. É por isto que, precisamos de uma grande mobilização e participação no Fórum em questão. Para os que ainda não sabem, ele ocorre na última segunda-feira de cada mês na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre.

Venha e participe, contamos com sua presença e suas sugestões para que, o quanto antes, o problema do abandono e da superpopulação de animais seja solucionado!

– Mobilização, sim, devemos fazer o possível para reunir todos aqueles que militam por esta causa no Fórum e fora dele, para que o quanto antes possamos formular conceitos claros que possibilitem a formulação de planos e projetos viáveis à manutenção das casas de passagem. O Abandono definitivamente não é a solução!

– Procurar novos responsáveis para os animais que estão atualmente sob sua proteção, pois caso vocês ainda não saibam abandono de animais é crime! Mas, que bobagem estou dizendo claro que vocês sabiam disto, não é mesmo?Afinal, está é uma das várias lutas travadas por todo protetor que se preze: fazer valer a lei!

– Ter sempre presente em pensamento que os protetores tem todo o direito de serem tratados de igual pra igual durante estes Fóruns e, não simplesmente, sentar lá e ouvir promessas e só. Devemos nos unir, discutir, deliberar  e fazer proposições sem medo, afinal estamos fazendo um favor ao Poder Público: estamos executando uma tarefa para a qual ele não se encontra aparelhado e nem ao menos apto. E, infelizmente, até op momento, não demonstra o mínimo interesse em mudar este quadro tão terrível. Negligenciando assim uma obrigação sua!

– Parar de baixar a cabeça, pedindo que, por favor, o batalhão ambiental ou a EPTC cumpram um TAC assinado junto ao MP. Chega de esmolar, para que possamos ver cumpridos os termos de ajustamento de conduta emanados pelo próprio Poder Público através do MP. Fazer cumprir um TAC, nada mais é do que obrigação de tais órgãos e não um favor como eles querem nos fazer crer!

– Resgatar o projeto a respeito da atualização da legislação sobre a entrega de animais aos CCZs.

– Ter coragem para por avante o Projeto que acabará definitivamente com a utilização de carroças nesta cidade, um atraso para todos nós e uma violência severamente imposta aos animais que não têm como se defender!

E, por fim é com grande satisfação que acabo de receber em meu e-mail a seguinte notícia: Câmara Municipal aprova por unanimidade o Projeto – de Lei “Programa de Proteção aos Animais Domésticos”

“A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira (14/12) o projeto “Programa e Proteção aos Animais Domésticos”, de autoria dos vereadores Sebastião Melo (PMDB) e Beto Moesch (PP). A proposta tem como objetivos o estímulo à posse responsável através da educação ambiental, esterilização gratuita de animais   domésticos, destinação de local para sepultamento e incentivo a adoção de animais. A posse responsável implica tratamento adequado à espécie, inclusive vacinação. Os animais perdidos e abandonados serão recolhidos a abrigos para fins de adoção. O projeto não interferirá no exercício dos cultos e liturgias religiosas.   O vereador também é o autor do projeto que prevê a retirada gradativa das carroças das ruas de Porto Alegre. Atualmente, circulam em Porto Alegre cerca de 8 mil carroças.

Junte-se a nós e abrace esta causa!

Anúncios

7 Comentários (+adicionar seu?)

  1. isaque
    dez 16, 2005 @ 18:37:13

    oi, meu nome é isaque. gotei do seu espaço, e como comentário pessoal, vc é muito linda. mu msn é: isaque02@hotmail.com. deixe mensagens, e olhe o meu espaço.

    Responder

  2. Samira Moratti
    dez 17, 2005 @ 14:40:09

    Olá querida Jô!Ah, sabe, aquele assunto realmente me deixa muito revoltada, não suporto ver como as pessoas agem quando falam sobre aborto.. algumas dizem que deve ser aceito.. olha, na minha opinião, eu não aceito… e até conversei sobre o assunto, com um amigo promotor que também é contra.. as pessoas distorcem as coisas, sabe? E se for aprovado hoje abortar será como tirar cravo do rosto… não pode ser assim… mas, deixa para outra hora…qaunto a você, estava gripada, nossa, não sabia!!! Ah, agora sou uma aspirante jornalista de fato, tá? Irei começar a faculdade de jornalismo em fevereiro.. passei na facul e resolvi começar com a graça de Deus!Quanto a esse assunto sobre os animais, de fato é algo muito complicado.. eles, para quererem se livrar logo dos pobres animais querem matá-los, isso não pode ser permitido… tem-se sim que não deixar que isso aconteça! Eu já assinei contra uma coisa desse gênero uma vez, desde a época do orkut, já tem muitos meses.. mas irei contribuir novamente.. pode deiar!Se não for falar contigo nessa semana, lhe desejo um feliz natal e que tu possas descobrir o real instinto natalino que é o nascimento do nosso Senhor Jesus Cristo… esse sim, é o espírito natalino!Um beijo e fique com deus, melhoras!Mas apareça!Sammy

    Responder

  3. Sónia
    dez 23, 2005 @ 08:14:50

    Oi!!(`\’·.¸(`\’·.¸ ¸.·\’´) ¸.·\’´)¸.·\’´)«`\’·.¸.¤ Passei… ¤.¸.·\’´»(¸.·` * (¸.·` *(¸.·\’´(¸.·\’´ `\’·.¸)`\’ ·.¸) ¸.·´ ( `·.¸ … Só para te desejar `·.¸ ) um Feliz Natal ¸.·)´ e um Ano Novo repleto de sucesso, amor, (.·´ paz e muitas realizações!!!…*´¨) (`\’·.¸(`\’·.¸ ¸.·\’´) ¸.·\’´)¸.·\’´)«`\’·.¸¤ Bjos!… ¤.¸.·\’´»(¸.·` * (¸.·` *(¸.·\’´(¸.·\’´ `\’·.¸)`\’ ·.¸) Espero encontrar-te sempre presente no meu blog e na minha vida!!E como o Natal está proximo, aqui estão dois presentes que fiz com todo o carinhoEspero que gostes.http://img373.imageshack.us/img373/5050/votosdefeliznatal8dx.jpghttp://www.filelodge.com/files/hdd2/5191/Feliz%20Natal.wmvMil beijos(`\’·.¸(`\’·.¸ ¸.·\’´) ¸.·\’´)¸.·\’´)«`\’·.¸¤……. ¤.¸.·\’´»(¸.·` * (¸.·` *(¸.·\’´(¸.·\’´ `\’·.¸)`\’ ·.¸)

    Responder

  4. Gilberto
    dez 24, 2005 @ 13:47:54

    Olá!Passei para lhe desejar um Feliz Natal, com muita paz, compreensão e amor!Que o verdadeiro espírito de Natal se faça presente em tua família!Abraços!

    Responder

  5. yuri
    jan 06, 2006 @ 12:42:22

    Sabe, quanto mais fico olhando suas fotos, mais vc me fascina e mais ainda me convenço de que vc deve ser mt especial, e isso, apesar de não conhecê-la, percebo por teu sorriso, teus olhos.Bjos no coração e fique com Deus.

    Responder

  6. shirley
    ago 09, 2009 @ 23:15:40

    na verdade estou a procura do meu labrador preto ,moro na zona sul (tristeza),mas faz mais ou menos ums seis anos,o alemão um vira latas de rua,nos adotou(seguiu meu filho até em casa),achamos o dono dele mas por ter sido maltratado pelo pai do menino preferiu ficar conosco, mas se tornou tão querido por todos,que até virou matéria no blog zona sul da zero hora.

    Responder

  7. sonia beatriz
    abr 04, 2010 @ 01:19:19

    sou moradora do bairro jardim ypu petropolis. o problema é o seguinte no prédio da esquina tem uma moradora que alimenta com ração e água cachorros de rua. esse prédio fica bem no centro de passagem da maioria dos moradorados á transitar e em frente a esse prédio tem uma parada de ônibus, só que é o seguinte durante o dia esses cachorros são mansos e à noite eles avansam nas pessoas que precisam passar e nessa noite uma 02 horas atrás um desses cachorro mordeu minha filha que tivemos de leva-la ao hospital para ser medicada e que por sinal no hosp.cristo redentor na tinha a vacina anti rabica e fomos encaminhada ao sanatório partenom. então até ai td bem, meu apelo é que precisamos tirar esses cachorros da rua para que possamos ter o direito de ir e ver a hora que precisarmos. Pois trabalho e as vezes chego tarde e tenho medo de ser atacada por esses cachorros e essa senhora que alimenta os bichos (até acho bonito seu gesto) só que então ela deve te-los em seu pátio e não na rua. Gostaria que viessem até o nosso bairro e nos ajudassem a tirar esse cachorros que infelizmente estamos sendo prejudicados. Estou muito nervosa com o acontecido, assim como foi com minha filha, poderia ter sido até mesmo com essa senhora ou uma criança pequena. Por favor ajude-nos.Ficarei aguardando um retorno urgente.Muito obrigada.Sônia Sá

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: