Cosméticos, você sabe o que você usa?

Por Joséli Costa Jantsch Ribeiro

Você, usuário ou usuário atualizado nos mundinho dos cosméticos, alguma vez já se indagou a respeito de quais são os ingredientes que estão por trás daquele efeito maravilhoso obtido através dos cremes faciais, produtos capilares, perfumes e cremes corporais que você utiliza?

Não, não vamos falar aqui, dos ácidos mais comuns, como o retinóico, ou do botox (toxina botulínica) utilizado amplamente tanto para o preenchimento facial quanto para amenizar aquelas ruguinhas que insistem em aparecer antes da hora (se é que existe uma hora certa para elas,rsrsrs).

Vamos dar um especial destaque para aqueles ingredientes um tanto quanto inusitados, talvez tão bizarros que ninguém imaginaria encontrar em um cosmético.

Começando pelo tão conhecido veneno de Cascavel, capaz de paralisar e matar uma pessoa em poucos instantes…Pois bem, duas marcas reconhecidas no mundo da cosmiatria fazem uso deste ingrediente na composição de suas linhas anti-idade, são elas Garancia, Peter Thomas Roth,  e Sonya Dakkar. Ambas as marca, prometem por um freio no envelhecimento da pele através do processo de relaxamento muscular. A verdade, segundo Gwyneth Paltrow, usuária de produtos com este ingrediente, é que eles atenuam as linhas de expressão!

Já Katie Holmes e Victoria Beckham preferem utilizar o Glamoxy Snake Serum, da Rodial, vendido na Amazon.com por U$144, um cosmético revolucionário a base de um neuropeptídeo que reproduz as características do veneno de cobra e que tem sido incensado como sendo a “Toxina Botulínica em frasco” ou “Botox em frasco”

Agora, claro se você não quiser fazer uso de veneno de cobra, não tem problema, as marcas Chillean e a Endocare acabam de lançar uma linha que promete amenizar as linhas de expressão e melhorar a elasticidade da pele, tudo isto utilizando a gosma de lesma. E, ainda, uma marca americana não identificada (possivelmente a SkinMedica), vem tendo resultados promissores com o uso do prepúcio dos bebês da composição de cremes anti-idade.

Caso, você não precise de produtos anti-idade, mas precise de um hidratante antiinflamatório, não se preocupe, há também uma opção um tanto quanto bizarra para você: o creme composto de medula óssea de frango! E, para aqueles que precisam clarear a pele nada melhor do que os produtos compostos de Guanina, substância extraída dos excrementos do Rouxinol, utilizado por Victoria Beckham.

Falando agora em tratamento capilares, todas nós mulheres sabemos que a cada semana são lançados inúmeros tratamentos de hidratação capilar. E, neste ritmo, a Hari’s Salon de Londres, vem cobrando R$ 170,00 pelo tratamento com o mais novo hidratante capilar do mercado, cujo principal componente é pasmem: o sêmen do touro Angus rico em proteínas e a raiz de Katera.

Para as meninas que não tem tempo de dar uma passadinha no salão, a marca Hask, lançou uma linha completa de produtos capilares, que fazem, segundo eles, tão bem quanto o sêmen do touro e que também contem uma grande quantidade de proteínas, mas estes são feitas de placenta de ovelha.

A simeticona, aquele princípo ativo dos remédios para flatulência, também vem sendo utilizada com sucesso em produtos capilares destinados ao controle do Frizz. Já, o óleo obtido obtido através da raspagem da parte interna da pele das emas e dos minks vem sendo utilizado (Dr. Dennis Gross) como emoliente em sprays de cabelo, cremes de barbear e protetores solares. E, o muco de gorila é utilizado em géis de cabelo.

Ainda para a hora do banho, temos os shower gels compostos de leite materno, proibidos em alguns estados dos USA! E, os produtos abrasivos compostos de dinamite: esfoliantes, pasta de dentes, desodorantes e pós.

Nem  os amantes de perfumes foram esquecidos, algumas das fragâncias mais modernas encontradas hoje no mercado, utilizam como ingrediente o Civetone ou Civet, obtido através da raspagem do traseiro do gato, e o âmbar cinza, obtido do vômito das baleias, como fixador dos perfumes.

Claro que, não poderíamos deixar de falar, dos corantes utilizados para colorir roupas, comidas, cosméticos (batons e blushes) e bebidas. Sendo o mais popular deles, o Carmim, obtido através do esmagamento do besouro Cochonilla.

Bizarro, não é mesmo?

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Mari
    nov 19, 2010 @ 21:11:44

    Bizarro é pouco! Mas a indústria de cosméticos aposta em qualquer coisa que prometa às mulheres permanecer eternamente jovens e belas… porque sabe que elas pagarão para tê-los!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: