Falando sobre Sucos…4

Por Joséli Costa Jantsch Ribeiro

Suco do Dia: 1/2 Maça Fuji, 1/2 Pera Rocha, 1 fatia de Melão Amarelo e 4 Lichias.

Maçã: já diziam os antigos “uma maçã por dia mantém o médico longe de nós”. Por que? Ela é rica em fibras (cada 150g contém 10% da quantidade diária necessária de fibras), flavonoides, fenóis e frutose. Suas fibras (Pectina) são aliadas poderosas no combate ao colesterol (2 maçãs diárias), reduzindo assim a arteriosclerose e o risco de  enfartes; contribuem  para o bom funcionamento intestinal (através do nivelamento da quantidade de água nas fezes), prevenindo assim a prisão de ventre e a diarreia;  e, ainda, auxiliam no controle da saciedade (dietas de emagrecimento) e na captação e eliminação de metais pesados (Chumbo e Mercúrio: eliminados pelas fezes).

Os flavonoides são os antioxidantes (100g com casca) responsáveis pela eliminação dos radicais livres, eles previnem possíveis danos ao DNA. Eles ainda auxiliam na prevenção do cancro, das doenças coronárias (eliminação do mau colesterol) e na atenuação da degeneração óssea durante a menopausa. A capacidade antioxidante de uma maçã corresponde a capacidade antioxidante da ingestão de 1500mg de Vitamina C, sendo que a quantidade de Vitamina C encontrada na maçã reforça o sistema imunológico, auxilia na cicatrização dos tecidos e previne o envelhecimento precoce.

Sua casca contem altas concentração de fenóis, antioxidantes especiais que atuam na prevenção de doenças crônicas da pele (herpes e eczemas) e ajudam a pele a se proteger dos raios UV.

A frutose ajuda a manter a estabilidade dos níveis de açúcar no sangue, pois é um açúcar de assimilação lenta.

Ainda, limpa os dentes(combate o mau hálito)  e fortalece as gengivas; equilibra o Ácido Úrico, impedindo a formação de cálculos nos rins e na vesícula; melhora o desempenho do aparelho respiratório (pulmões, garganta, cordas vocais, rinite), prevenindo alergias; acalma, proporcionando um sono relaxante. Previne ainda, o reumatismo, a gota, a artrite e as dores do nervo ciático.

Ela é uma excelente fonte de minerais: Cálcio, Enxofre, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, Sódio, Zinco, Cobre, Manganês e Flúor. De Vitaminas: C, Complexo B, Folatos, Colina, Betaína, A, Retinol, E (Alfa tocoferol) e K. De Aminoácidos: Triptofano, Treonina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Cistina, Fenilalanima, Tirosina, Valina, Arginina, Histidina, Alanina, Ácido Aspártico, Ácido Glutâmico, Glicina, Prolina e Serina. E, de: Betacaroteno, Beta-Criptoxantina e Luteína+Zeaxantina.

Pera: é uma fruta rica em Minerais (Potássio, Sódio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro), em Vitaminas (A,C, E e Complexo B).

É diurética e laxante.

Atua no tratamento da hipertensão arterial, da prisão de ventre, da obesidade, das doenças circulatórias, das inflações de intestinos e bexiga, das doenças renais e da doença diverticular do intestino. Ajuda na formação dos ossos, do sangue, dos dentes e do Sistema Nervoso e no fortalecimento do músculo cardíaco, sendo essencial ao bom crescimento. Evita, ainda, a queda de cabelos e os problemas de pele.

Lichia: é uma fruta rica em fibras, Vitamina (C e Complexo B), em Minerais (Sódio, Cobre, Potássio, Cálcio, Fósforo, Magnésio e Ferro), em fenóis, flavonoides e taninos condensados.

É antioxidante, anti-cancerígena, diurética, antifebril e antiescorbútico.

Utilizada como analgésico, preventiva de doenças cardiovasculares e calmante de tosse.

Melão Amarelo: rico em Minerais (Cálcio, Fósforo, Ferro, Cobre, Enxofre e Potássio), Vitaminas (A, C, E e Complexo B), Papaína (enzima decompositora de proteínas), betacarotenos (Pró vitamina A), Ácido Fólico, glicosídeos, mucilagens, fibras (Pectina), Glicose, Bioflavonoides (sistema circulatório e imunológico), dentre outros.

Propriedades: Anti-inflamatória, Diurética, laxante, emoliente, eupéptica, mineralizante, calmante, tenífuga.

Indicações: Artrite, Reumatismo, Gota, colite, afecções renais e hepáticas, Obesidade, Hemorragias (coagulação sanguínea), controle do colesterol no sangue e doenças cardíacas, prisão de ventre, leucorreia, descalcificação óssea (desacelera o processo), anemias, cansaço físico e mental, ressecamento da pele, endometriose (limpa o útero e faz os miomas diminuírem), regularização do ciclo menstrual, acidose e uretrite.

Próximos capítulos: Uva, Abacaxi, Hortelã, Manga, Mirtilo e Cranberry.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: