Auxílio-Doença: Manutenção do Plano de Saúde

Plano de Saúde se mantém com suspensão do contrato por doença (TST)

O plano de saúde empresarial deve ser mantido quando a suspensão do contrato de trabalho é alheia à vontade do trabalhador, como no caso de doença. Com essa decisão, a Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho não acatou recurso da empresa e manteve o julgamento do Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região (RS) desfavorável à empresa.

No caso, o trabalhador teve seu contrato suspenso, com a interrupção do plano de saúde da empresa, quando estava recebendo auxílio-doença pelo INSS. Inconformado, entrou com uma ação trabalhista solicitando indenização pelas despesas médicas que teve que arcar individualmente.

Para o Tribunal Regional, que julgou o caso favorável ao trabalhador, o plano de saúde não se confunde com salário, por isso não poderia ser sustado com a suspensão do contrato. “A obrigação previdenciária do Estado não exclui a da empresa, que é contratual, e a cobertura do INSS é bem inferior àquela garantida pelo plano de saúde que a empresa obrigou-se a manter”, registra o acórdão regional.

Contra esse entendimento, a empresa recorreu ao TST. O relator manifestou-se pela rejeição do agravo de instrumento. “O direito do trabalho considera que, na hipótese de suspensão de contrato de trabalho (por motivo alheio à vontade do trabalhador), o fator suspensão é de tal natureza que seus efeitos contrários ao trabalhador devem ser minorados”, assinalou. Assim, prossegue o ministro, o “ônus da suspensão” também teria de ser distribuído para o empregador. “Havendo plano médico normalmente suportado pela empresa, deve ser mantido exatamente nos momentos em que é mais necessário, ou seja, nos períodos de afastamento previdenciário por razões de saúde do trabalhador”, conclui. (AIRR-968/2004-028-04-40.6)

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Flin
    jul 24, 2012 @ 11:03:12

    I was seeking for this good sharing admin much thanks and also have nice blogging bye

    Responder

  2. Alva
    jul 25, 2012 @ 20:29:11

    Greetings thanks for fantastic post i used to be browsing for this challenge very last two times. I’ll look for following precious posts. Have fun admin.

    Responder

  3. sikiş izle
    jul 30, 2012 @ 06:50:41

    hey admin thanks for excellent and simple understandable article i cherished your webpage web site truly a lot bookmarked also

    Responder

  4. Thomas
    ago 17, 2012 @ 15:09:47

    i bookmarked you in my browser admin thank you a lot i might be trying to find your next posts

    Responder

  5. Anonimous
    out 10, 2012 @ 16:48:05

    excellent information. i have learned quite a few very helpful information from your blog. thank you very much.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: