Copa do Mundo de 2014 x Olimpíadas de 2016: dois pesos e duas medidas.

Por Joséli Costa Jantsch Ribeiro

Enquanto no RS, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti (PDT), nesta terça-feira, anunciava de forma ameaçadora que a cidade poderia ficar fora da Copa do Mundo de 2014, caso o governo federal não concedesse a isenção do IPI sobre os preços dos materiais de construção para a reforma do Estádio Beira Rio. Criando, assim, uma queda de braço entre a União e o Estado, que se recusa a referendar a decisão do Confaz sobre a concessão de isenção do ICMS para as obras dos estádios, caso não haja isenção do IPI.

No RJ, os preparativos para as Olimpíadas de 2016, parecem estar indo muito bem, já que o Estado anunciou que além do Complexo Esportivo, poderá contar com uma queda d’água solar de grande dimensão, projetada por um escritório de arquitetura suíço.

A Solar City Tower terá como objetivos, além de oferecer um belo visual, é claro, gerar energia limpa para abastecer boa parte dos jogos e também da cidade do Rio de Janeiro. Ela contará com um Anfiteatro, um Auditório,uma cafeteria e lojas no piso térreo. Um elevador público conduzirá os visitantes a vários observatórios, assim como a uma plataforma retrátil destinada à prática de Bungee Jump. Ainda, no cimo da torre, será possível a apreciação de toda a paisagem que circunda a ilha onde será implementada (Ilha de Cotonduba), tornando-a assim um ponto de referência dos Jogos de 2016 e da cidade do Rio de Janeiro.

A concepção da Solar City Tower permiti-lhe, através de painéis localizados a nível do sol, aproveitar a energia solar diurna; bem como, através do uso da energia produzida em excesso, bombear a água do mar pelo interior da torre, para produção do efeito cascata no seu exterior, sendo que esta água será simultaneamente aproveitada, através de turbinas, para produção de energia no período noturno.

Apesar de, anteriormente, ter expressado a minha contrariedade com a realização da Copa em minha cidade, espero que os problemas entre os Estados envolvidos no Projeto e a União se resolvam da melhor maneira possível!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: