O ídolo que à casa torna.

Por Joséli Costa Jantsch Ribeiro

Desde ontem, parte da Nação Gremista está em festa?!? Sim, pois um filho pródigo, conforme notícias recentemente veiculadas, está prestes a voltar!

Ronaldo de Assis Moreira (A.K.A. Ronaldinho Gaúcho), nascido em 21 de março de 1980 e que já foi considerado um dos jogadores mais talentosos de sua geração, anunciou aos 4 ventos sua vontade de voltar ao Clube onde deu início a sua carreira meteórica.

Ele, que tinha como passatempo na infância bater uma bolinha com os amigos, ingressou na escolinha de futebol do Grêmio FBPA aos 7 anos, seguindo os passos de seu irmão Assis e espelhando-se em seus ídolos: Rivaldo, Ronaldo, Valdo, Romário, Zico, Rivelino, Maradona e Pelé. Durante sua passagem no Grêmio, como profissional, disputou 141 partidas e marcou 68 gols.

Celso Roth foi seu primeiro técnico na categoria profissional em 1998 durante a Libertadores da América. Sua estrela brilhou na Copa América e Gauchão de 1999, atuações que o levaram a ser convocado para a Seleção Brasileira, então dirigida por Vanderlei Luxemburgo.

Não demorou muito para que os grandes clubes europeus notassem seu talento e grande habilidade, o Grêmio apesar de ter recebido propostas milionárias do PSV Eindhoven, de empresários italianos e do Leeds United (Inglaterra) conseguiu, bravamente segurá-lo em sua cidade natal até fevereiro de 2001; quando ele, assessorado por sua família e seu famigerado procurador, decidiu que já estava na hora de mudar de ares e, sem o aval do Clube (que naquele momento chegou a colocar faixas no estádio dizendo que seu craque não estava à venda), assinou um pré-contrato com o Paris Saint-Germain. Tal decisão foi tida, tanto pela direção do clube quanto por muitos de seus torcedores, como uma traição de Ronaldinho e tão logo veio a público, uma longa batalha judicial teve início.

O craque só teve sossego em agosto daquele ano, quando finalmente pode vestir a camisa de seu novo clube e dar inicio a sua carreira nos gramados europeus. Desde então, jogou Barcelona e também pelo Milan, consagrou-se como melhor Jogador do Mundo e Futebolista da Década, entre outros.

Entretanto nem tudo são flores na vida do craque, afinal como um bom mortal, ele comete seus pecados e, talvez ,o maior deles seja gostar e muito te ter uma vida noturna e social agitada e gostar de promover festas, o que certamente poderá ser um complicador no seu retorno a Porto Alegre; uma vez que, seus melhores amigos, aqueles com os quais ele batia aquela bolinha quando era criança, continuam morando por aqui, ou seja, uma boa parceria para festas é o que não vai faltar para ele.

Mas, o mais certo de tudo isto, é que: o ídolo, não tão somente, a casa torna; mas, retorna no melhor estilo “torcida engole sapo”, dando um chapeuzinho magistral e calando a boca de muitos gremistas: “Eles vão ter que me engolir!!!”

É, o mundo dá voltas!!! (Acho, inclusive que o fato merece um DVD comemorativo, claro que sendo reservados todos direitos de marketing e imagem ao ídolo que retorna).

P.S.: Este texto não é de forma alguma uma ofensa, apenas uma constatação histórica. Afinal, como apreciadora que sou do bom futebol, tenho plena consciência que mesmo que Ronaldinho não seja mais o craque de outrora, ele ainda consegue jogar muito mais que qualquer jogador do atual plantel do Grêmio! Inveja, também não, pois desde a sua saída, sempre disse que um dos momentos que iria esperar seria o de ver o retorno daquele que um dia foi “difamado” por muitos torcedores que rapidamente esqueceram tudo o que ele fez pelo clube e deixaram de lado a regra básica: “Ninguém é dono de ninguém!”

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. André Rodrigues
    mar 20, 2012 @ 14:22:35

    Muito boa a análise.. Sem falar que só o que vão gastar em salários com ele, poderia ser usado pra montar um time ainda melhor com outros jogadores. Já adiantaram toda a receita da televisão de 2011 e ainda pediram empréstimo de 12 mi… quero ver onde vai acabar isso.

    Será que vai ter DVD da contratação do Ronaldinho??

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: