Tieta do Agreste (Grêmio dos Pampas)

Uma releitura de Jorge Amado para os dias atuais…

Por Joséli Costa Jantsch Ribeiro

Personagens:

Tieta (filha pródiga de Sant’Anna do Agreste e prostituta aposentada): Grêmio FPBA

Família de Tieta: Torcida gremista

Sant’Anna do Agreste: Porto Alegre

Perpétua (irmã de Tieta): SC Internacional

Carmô (funcionária dos Correios e solteirona mais alegre da cidade): Departamento de Comunicação de Grêmio FBPA

Leonora (enteada de Tieta): Renato Gaúcho

Ascânio: Direção de Futebol

Mauritônio Dantas, o prefeito: Presidente do Grêmio FBPA

Barbosinha, o poeta: Paulo Sant’Anna

Dario, o comandante: Cacalo

Trio de amigos, que comanda a cidadela: Comentaristas da Rádio Gaúcha

Cardo (sobrinho seminarista de Tieta e Filho de Perpétua): Fabio Rockembach

Embratânio S.A.: Assis e Família.

No inicio de 2011, Sant´Ana do Agreste,  vive dias de grande expectativa enquanto se prepara para a estréia de Tieta na Pré- Libertadores da América, filha que retornou aos Campeonatos Intternaciionais, após uma década sem grandes conquistas.

Aos 101 anos, Tieta vivera algumas desventuras que escandalizaram a população. Alguns, ainda acusam sua irmã mais nova, Perpétua, pelo seu banimento da Série A do Campeonato Brasileiro. Desde o rebaixamento, o único contato de Tieta com a família era através da mídia escrita, televisionada e falada (no primeiro ano: as terças e sábados).

Além da comunicação, controlada por Carmô, funcionária do Departamento de Comunicação do Clube, Tieta, por vezes, dava certos regalos à familia: venceu a tão incensada “Batalha dos Aflitos” e também 3 “Ruralitos” e 1 Copa FGV.
Seu retorno  abalou a rotina da pacata cidade.

Tieta retorna de cabeça erguida, vencedora da Série B do Brasileirão. Ela chega acompanhada de Leonora, idolotrada por sua família, sua treinadora, ávida pela conquista de novos e importantes títulos.

Tieta é recebida com toda a pompa pela família, habitantes e políticos da cidade. Ascânio, Diretor de Futebol, tem como maior ambição ver Tieta voltar a vencer Competições Internacionais e, para isto, não mede esforços, tenta incansavelmente trazer para o convívio de Tieta jogadores de renome internacional que venham a reforçar o seu plantel de jovens promessas e de recentes revelações.

A presença de Tieta e Leonora transforma a vida do pacato vilarejo e de seus tipos folclóricos: seu Presidente  Mauritônio Dantas, o poeta de plantão Barbosinha, seu ex-comandante Dário de preocupações político-adminstrativas, o trio de amigos que controla a Rádio da cidade, entre outros.

Enquanto, Leonora e Ascânio trocam juras de amor eterno, Tieta desenvolve um relação harmoniosa  e estável com Cardo, seu sobrinho e filho da austera Perpétua.

Por sua perserverança Tieta se transforma na grande “vitoriosa” de Sant’Anna do Agreste, mesmo sem ter ganhado nada, além do Ruralito. A tranquilidade do vilarejo é rompida com a chegada dos Representantes da Embratânio S.A., dispostos a trazer para junto de Tieta, um empreendimento de alto lucro, que no passado já havia dado indicações de sua índole duvidosa. Entre negociações tumultuadas e mal conduzidas, os contratos com claúsulas rescisórias irrisórias firmados por Tieta em temporadas passadas, vem à tona.

Tieta que, primeiramente, fora obrigada a desistir do negócio com a Embratânio S.A., o que inviabilizara, ao menos temporariamente seu sonho de ter em seu plantel um “Selecionável” de peso; sofre, um último baque, seu amante mais tórrido “Mestre Jonas” a abandona, às portas da Pré-Libertadores.

Ela que, após a temporada passada, só precisava contratar alguns reforços, agora se vê obrigada a partir em busca de contratações de reposição. É, parece que ser “Imortal” já não é mais o ideal perseguido por muitos de seus filhos, agora mais pródigos do que nunca.

Restando a Sant’Anna do Agreste apenas a certeza de que, apesar de tantas traições e frustrações, Tieta e sua “Imortalidade” (cantada em Prosa e Verso, por Barbosinha) não cairão no esquecimento! Quanto, a Leonora, esta tenta heróicamente juntar os caquinhos do coração esfacelado de Tieta, que desta vez não tem como culpar Perpétua por seu desgoverno!

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Grey
    jul 24, 2012 @ 13:46:48

    oh my god superb article admin will test your blog site at all times

    Responder

  2. sikiş video
    jul 30, 2012 @ 06:53:13

    oh my god terrific article admin will check your webpage generally

    Responder

  3. Anonimous
    ago 17, 2012 @ 14:58:14

    I used to be curious about your subsequent article admin genuinely wanted this webpage super wonderful blog site

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: