Mea Culpa

Por Joséli Costa Jantsch Ribeiro

Muitos dizem que se conselho fosse bom, não deveríamos dá-lo, mas sim vendê-lo. Bem, devido aos últimos acontecimentos e a algumas mensagens de amigos que insistem em me perguntar se já me recuperei do baque sofrido recentemente pelo meu eterno clube do coração. Venho por meio deste artigo tentar demonstrar os motivos pelos quais a derrota do Sport Club Internacional não me causou muito espanto e mais tentar, talvez em vão, oferecer uma luz no fim deste túnel, que continua um tanto quanto obscurecido, pelas atitudes posteriores tomadas tanto pelos novos dirigentes quanto pelo Departamento de Futebol do Clube em questão.

Sim, como não poderia ser diferente aguentei muita flauta e muitas perguntas sobre se gostei ou não da confirmação de Celso Roth como técnico para a Campanha 2011…Apesar de não gostar do estilo de Celso Roth e nem da decisão conjunta (técnico + Dir. de Futebol) de poupar jogadores durante o Brasileirão, uma vez que não acredito em retranca e também não acredito em time que se prepara para uma grande competição se poupando, devo esclarecer aqui que a derrota para o Mazembe não deve ser creditada tão somente ao técnico. Ela é fruto das más escolhas da diretoria de futebol e dos comportamento dos jogadores que as aceitaram sem contestar. Não há time no mundo que obtenha ritmo de jogo se poupando. O Brasileirão deveria ter sido disputado seriamente e ter sido encarado como uma preparação para o Mundial e não como uma disputa menor e sem importância!

O Inter perdeu o Mundial devido a atitude de menosprezo e de extrema arrogância. Primeiro menosprezou o Campeonato Brasileiro e depois seus primeiros adversários no Mundial de Clubes Fifa. Quando, naquela manhã acessei a página do Terra e li “Inter fará valer o peso da Camisa”, vi que a coisa estava mal parada. E, sinceramente, até o momento não vejo um quadro de melhora significativo. Ora, até concordo que os jogadores (apesar de estarem, até certo ponto, descansados, uma vez que foram poupados durante todo o 2º semestre) mereciam passar as festas de fim-de-ano com suas famílias. Não posso concordar, com as férias até 20 de janeiro!

O Gauchão começa no dia 16/01 e nosso primeiro jogo pela Libertadores é no dia 16/02, pelo que vejo continuaremos marcando passo, poupando o time principal de competições “menores”, para numa auto-ilusão absurda pensarmos que os titulares estarão totalmente no pique para uma competição Internacional em fevereiro. Deste modo, só posso esperar um fiasco ainda maior no Libertadores, a troca do técnico para o 2º semestre e, finalmente, alguma dispensa de jogadores (há maçãs muito podres naquele vestiário) e quem sabe a contratação de um bom centroavante. Para quem sabe assim, conseguirmos ao menos, a classificação para 2012.

No futebol, como em toda e qualquer competição esportiva, sempre devemos ter em mente que não há campeonatos “menores” ou maiores”, devemos sempre jogar cada campeonato como se fosse o último, nos dedicando de corpo e alma à preparação e às competições. Títulos são ganhos vivendo um dia de cada vez e não somente fazendo projeções de um futuro glorioso!

Aqueles que muito pensam no futuro, não realizam no presente! Acorda Inter, o presente está aí, todos estão montando seus times para a próxima temporada, enquanto nós, torcedores vislumbramos novamente, quase que em desespero absoluto, uma nova temporada sem contratações de peso e sem uma mudança de atitude!

Águas passadas não movem moinhos, deixemos de lado o Mundial de 2006, só assim aprenderemos com os erros do Mundial de 2010 e poderemos então navegar com esperança renovada nas águas vindouras de 2011! (águas que nos exigirão humildade, grande poder de concentração e, principalmente, de superação).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: